Canal de Denúncias: Vital para proteger a reputação da sua empresa

Organizações implementam canal de denúncias para descobrir, investigar e corrigir possíveis desvios de conduta dos profissionais em ambiente corporativo.

Muitas empresas utilizam mecanismos de comunicação dentro do ambiente de trabalho com o intuito de identificar erros comportamentais dos profissionais em relação aos consolidados códigos de conduta corporativos.

Um dos grandes objetivos é evitar prejuízos financeiros e proteger a reputação da empresa. Uma das principais funções de um canal de denúncias é combater fraudes e irregularidades que possam causar danos à imagem da empresa.

A ferramenta também ajuda a impedir e punir práticas ilegais como assédio moral, assédio sexual, discriminação, abuso de poder, corrupção, desvios financeiros, fraudes contábeis, desrespeito à legislação, entre outros.

EMPRESAS AVALIAM A QUALIDADE DOS SERVIÇOS EM CANAL DE DENÚNCIAS

O canal de denúncias pode ser administrado de várias maneiras, porém a forma mais comum é a terceirização. Isso garante a isenção e credibilidade do serviço com a integração de todas as plataformas (Telefone, E-mail, Intranet).

Dependendo do tipo de negócio, a ferramenta também serve para esclarecer dúvidas e atender diversas demandas. As empresas costumam abrir canais de denúncia com a intenção de ouvir funcionários, clientes e colaboradores para melhoria dos serviços.

É um meio de comunicação seguro que permite o total acompanhamento do processo tanto pelo declarante como por todos os administradores internos.

Quando o delator realiza as denúncias em forma digital é gerado um número de protocolo para ser utilizado em todo o curso do processo.

Geralmente as etapas são acompanhadas das seguintes formas:

• Registro Inicial da Denúncia e Análise das informações recebidas

• Recepção pela alta administração ou equipe

• Conclusões e encaminhamento à Alta Administração

• Comunicação à autoridade reguladora

• Feedback na medida da política estabelecida pela organização

O Canal Facti é a mais nova solução em Canal de Denúncias que ajuda as empresas a evitarem possíveis prejuízos financeiros e de imagem por um custo baixo.

Para conhecer mais sobre a ferramenta, acesse: www.canalfacti.com.br

--------------------------------------------------->