9 Razões para sua empresa investir em um canal de denúncias


Infelizmente ainda encontra-se nas empresas, um alto índice de colaboradores que possuem a predisposição de se aproveitarem de qualquer oportunidade para obtenção de benefícios próprios. Este lamentável padrão de comportamento impacta no dia a dia corporativo sob a forma do descumprimento de políticas e procedimentos, fraudes diversas e desvios de conduta ética, que desencadeiam prejuízos financeiros, má reputação da empresa além de gerar outras situações que prejudicam o ambiente e o desempenho produtivo.

Existem diversas iniciativas direcionadas no combate deste cenário e que podem contribuir para que a estratégia de Compliance de uma empresa funcione bem, porém são poucas as que proporcionam tanta eficácia neste combate como a implementação de um canal de denúncias efetivo.

Além de reforçar os padrões éticos em todos os seus processos e relações internas e externas, um canal de denúncias traz o discurso da ética para a prática, e proporciona agilidade na identificação de desvios de conduta e irregularidades praticados por colaboradores ou parceiros, além de direcionar a tomada de decisão rápida e consistente por parte da organização.

Para fortalecer ainda mais está ideia, pensamos em 9 boas razões para você implementar um canal de denúncias em sua empresa, buscando minimizar perdas patrimoniais e tornar o ambiente de trabalho ético e motivado.

1. BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA: Identificar fragilidades no Sistema de Compliance, melhoria contínua e transparência.

2. REPUTAÇÃO DA EMPRESA: Preservação da reputação, ciência de fragilidades e prevenção a perdas.

3. SEGURANÇA: Identificação de fraudes ou desvios de conduta as quais a empresa está vulnerável e se preparar. Amenizar perdas em fraudes e/ou desvios de conduta até então desconhecidos pela empresa.

4.TRANSPARÊNCIA: Estar afinado com uma nova tendência corporativa de integridade e transparência, tanto internamente quanto em relacionamentos externos da empresa ou em possíveis relacionamentos junto a instituições públicas.

5. ANONIMATO: Fornecer conforto ao denunciante, com garantia de anonimato, proporcionados pelos meios de comunicação e pela análise das denúncias por uma entidade independente, externa à empresa.

6. ECONOMIA E RETORNO: Prevenção a perdas e melhor retorno com economia de tempo e dinheiro por meio da terceirização do Canal.

7. CONTROLE INTERNO: Aumento da efetividade dos controles internos e incremento de inteligência preventiva.

8. INTEGRAÇÃO: 20% dos colaboradores sabem de alguma irregularidade, portanto torna-los membro do sistema de controle ajudará a empresa na detecção de irregularidades ou fraudes dentro do ambiente de trabalho.

9. LEI DA EMPRESA LIMPA: Estar em concordância com a Lei Anticorrupção respondendo ao Programa de Integridade estabelecido em sua regulamentação no que diz respeito à viabilização da comunicação de fraudes e irregularidades.

Estas foram algumas das razões para a sua empresa adotar um canal de denúncias, quer saber mais detalhes? Solicite uma reunião técnica conosco e obtenha mais informações de como esta poderosa ferramenta pode impactar positivamente no ambiente de trabalho e no resultado dos seus negócios.

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